O que o Seguro Auto Cobre ? Conheça as coberturas Basicas

Questionar o que o Seguro Auto cobre é extremamente comum quando se pensa em contratar essa proteção. Afinal, são diversas possibilidades disponíveis em vários planos e, para não ficar perdido, é necessário ser bem assessorado ao realizar uma cotação. É muito importante que o segurado esteja ciente de todas as coberturas, tanto as básicas como as adicionais.

O que são as coberturas do seguro?

As coberturas de Seguro Auto são uma proteção financeira para determinados acontecimentos envolvendo o veículo, como colisões, roubo, furto, incêndio, entre outros. Esses acontecimentos também são chamados de sinistros. 

Ou seja, quando você contrata um seguro está contratando coberturas para determinados riscos. Cada uma das coberturas engloba um ou mais tipos de sinistros, como os citados acima, e são divididas, majoritariamente, entre as básicas e as adicionais. Algumas delas, porventura, ainda passam despercebidas pelos segurados. Por isso, falamos aqui sobre cinco coberturas de seguro auto menos conhecidas pelos motoristas.

Já as coberturas adicionais, são as opções extras às básicas que podem ser incluídas na apólice. E cada seguradora tem opções bem diferentes quando falamos de cobertura adicional, que vai desde lanternas, vidros e faróis até valor de zero quilômetro e opção de carro reserva.

Quais são as coberturas básicas de um Seguro Auto?

As coberturas básicas são aquelas que estão relacionadas diretamente ao veículo como um todo, as chamadas cobertura de casco. Tudo que puder prejudicar o funcionamento do carro ou ele próprio entra na lista do que o Seguro Auto cobre na chamada cobertura compreensiva, o tipo mais comum.

Entre as principais coberturas básicas do seguro de carro podemos listar: 

  • Colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; 
  • Queda de qualquer objeto externo sobre o veículo segurado, como pedras, vasos, etc; 
  • Acidente com o veículo durante transporte por qualquer meio comum e apropriado; 
  • Danos causados por terceiros, desde que em ato isolado, esporádico e involuntário; 
  • Danos causados por alagamento, enchente ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados em subsolo, desde que o motorista não force a passagem em locais alagados; 
  • Ressaca, vendaval, granizo, furacão, terremoto e raios; 
  • Incêndio ou explosão; 
  • Roubo ou furto parcial ou total do veículo.

Vale lembrar que existem outros tipos de cobertura, como a de incêndio e roubo, que cobre apenas estes casos, além da cobertura de terceiros (RCF-V), que pode ser contratada de forma independente, assim como o Seguro APP. 

Cobertura adicional: o que é? 

A cobertura adicional, como o próprio nome diz, é tudo o que você irá incluir a mais na sua apólice de seguro, sem considerar as coberturas básicas. Com o passar do tempo e o crescimento das seguradoras, cada uma passou a desenvolver um pacote específico de coberturas adicionais. 

Lembrando que, na maioria dos casos, as inclusões de coberturas adicionais, como danos a vidros e carro reserva, impactam no custo final do seguro.

Coberturas adicionais mais comuns 

Assim como as coberturas básicas, também há uma lista de coberturas adicionais que são mais tradicionais no momento da contratação. Em geral, elas são incluídas na apólice, pois os motoristas as consideram de suma importância.

Entre as principais e mais solicitadas no momento da negociação, podemos listar as seguintes:

  • Acessórios, que engloba aparelhos de som e imagem, por exemplo; 
  • Kit Gás, que protege contra os danos causados ao equipamento decorrentes de eventos causados por colisão, incêndio e roubo; 
  • Carro reserva; 
  • Danos a vidros, lanternas, faróis e retrovisores;
  • Extensão de perímetro, que é uma garantia oferecida por algumas seguradoras para aumentar a cobertura do seguro para países estrangeiros.

O que meu seguro cobre? 

Essa é uma pergunta bastante específica. Para saber o que o seguro cobre é necessário, primeiramente, ler a sua apólice atentamente. Caso ainda tenha restado dúvidas do que o seguro auto cobre ou não, entre em contato com a corretora ou seguradora com a qual você fechou o seguro.

Em geral, se você não fez nenhuma solicitação no momento da negociação, o que os seguros cobrem inclui as coberturas básicas, já citadas acima, e uma ou outra cobertura adicional, como um carro reserva ou uma proteção para vidros. Lembrando que isso não é uma regra. Se tiver dúvidas, contate o seu corretor.


Caso tenha alguma dúvida, não hesite e entre em contato com a Ceroi Corretora de Seguros.

Clique aqui e faça sua cotação!